4 de janeiro de 2025
Prorrogado prazo de inscrição para a Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas
Jovens podem se inscrever até o dia 14 de fevereiro; veja no edital o cronograma atualizado
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), através do seu Coletivo Nacional de Educação, informa que o prazo de inscrições para a segunda turma da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas foram prorrogadas.
Meninas e meninos quilombolas de todo o país agora têm até o dia 14 de fevereiro para realizar as inscrições.
Leia aqui o edital, veja o cronograma atualizado e acesse ao formulário de inscrição clicando aqui.
As pessoas selecionadas farão parte da segunda turma do projeto. Na segunda edição são oferecidas 65 vagas para estudantes quilombolas, sendo 50 para meninas e 15 para meninos. As aulas são virtuais e as/os jovens selecionadas/os vão receber apoio financeiro para internet.
Podem participar meninas e meninos quilombolas que estiverem cursando, em 2025, os anos finais do Ensino Fundamental II (8º ou 9º anos) e/ou 1º ou 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas. O objetivo da formação é fortalecer a identidade das adolescentes quilombolas de diferentes regiões do Brasil sobre questões que são ignoradas pelo currículo formal das escolas.
As meninas selecionadas terão encontros mensais regulares, sempre online, seguindo um programa pedagógico elaborado por professoras quilombolas. As selecionadas irão receber apoio financeiro para custear acesso à internet para participação nas aulas. Após a formação, as participantes, conscientes de seus direitos, terão condições de realizar ações de incidência política qualificadas para defender a educação quilombola de qualidade, denunciando e cobrando o Estado.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a equipe pelo e-mail escolanacionalquilombola@gmail.com
Texto por Letícia Queiroz, publicado às 14:27:29
Categoria: Comunicado