27 abr

Programas Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Compartilhando Mundos

Por Maryellen Crisóstomo

No último dia 20/04, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) realizaram o webinar – Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re) conhecimento – Rondônia. A devolutiva dos dados com incidência política faz parte da agenda dos programas Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Compartilhando mundos.

Os programas contam com o apoio da USAID e do Google Earth Outreach e contemplaram 107 quilombos de 06 Estados da Amazônia Legal: Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. A pesquisa sobre a socioeconomia quilombola foi realizada por mais de 800 jovens e lideranças quilombolas.

Rondônia foi o último Estado a receber a devolutiva da pesquisa com incidência política em formato on-line. A possibilidade de retornar aos territórios para a devolutiva presencial ainda não está descartada.

Sobre os programas

PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS E POVOS TRADICIONAIS: O objetivo do programa é promover o uso de ferramentas acessíveis e gratuitas do Google, como o Google Earth e o ODK.
Essas tecnologias podem apoiar práticas relacionadas à gestão dos territórios e dar visibilidade para as histórias e reivindicações das comunidades.

PROGRAMA COMPARTILHANDO MUNDOS: O principal objetivo do Programa Compartilhando Mundos é dar visibilidade às diferentes realidades vividas. Realidades que englobam lutas, resistência, conquistas, fortalecimento cultural e institucional, mas que também apresentam desafios. Toda essa diversidade traduzida em dados consistentes e compartilhada com a sociedade, demonstra a real necessidade de políticas efetivas para as necessidades dessas comunidades.

Dados socioeconômicos

Os dados socioeconômicos aqui apresentados são de 107 comunidades quilombolas, localizadas nos Estados do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Rondônia e Pará. As entrevistas foram realizadas em 3.203 casas abrangendo 12.483 quilombolas.

Acesse o relatório da pesquisa disponível em PDF (clique nas imagens abaixo):


 

 

 


 

 

 

Webinar

Devido ao cenário da Pandemia de COVID-19, a devolutiva do projeto com incidência política junto aos Estados aconteceu de maneira virtual. Você pode assistir aos vídeos disponíveis no YouTube por ordem de lançamento.

Abaixo você pode acessar os vídeos de cada Webinar do primeiro ao último

Lançamento da publicação: Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento

 

Webinar: quilombos e quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento – Tocantins

Relatório: Análise dos dados Socioecônomicos Quilombolas – Tocantins.

 

Webinar Quilombos e Quilombolas da Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento – Pará

Relatório: Análise dos dados Socioecônomicos Quilombolas – Pará.

 

Webinar Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento – Mato Grosso

Relatório: Análise dos dados Socioecônomicos Quilombolas – Mato Grosso

 

Webinar Quilombos e Quilombolas da Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento – Amapá

Relatório: Análise dos dados Socioecônomicos Quilombolas – Amapá

 

Webinar: Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re)conhecimento – Maranhão

Relatório: Análise dos dados Socioecônomicos Quilombolas – Maranhão

 

 

.

Share This