22 jun

Organizações promovem ações para mitigar mudanças climáticas por meio do fortalecimento da gestão de territórios quilombolas

Ecam Projetos Sociais, Conaq e parceiros estão construindo um Diagnóstico macro situacional da Agricultura Familiar Quilombola, que propõe, em seis estados do país, um conjunto de ações de apoio a populações que contribuem para o equilíbrio ambiental, por meio do fortalecimento de suas atividades produtivas.  Atualmente, a iniciativa tem atuação nos estados da Bahia,  Maranhão,  Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).

Não é de hoje que as mudanças climáticas estão entre os maiores desafios da sociedade moderna. Segundo o  Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), a emissão de gases de efeito estufa no Brasil cresceu 9,6%, em 2019, em relação a 2018. Entre os principais causadores está o uso da terra (inclui desmatamento) e a agropecuária, somando mais de 70% das emissões.

Para as instituições envolvidas na iniciativa, a agricultura familiar quilombola é um fator determinante para trazer resultados positivos de mitigação das mudanças climáticas. Isso porque além de ter um baixo impacto ambiental, a atividade promove a sustentabilidade por meio de suas técnicas de produção.

“O objetivo desta iniciativa é contribuir para o reconhecimento dos quilombolas enquanto agricultores, defensores do meio ambiente e mitigadores das mudanças climáticas,  promovendo o acesso a políticas públicas e fortalecendo as comunidades nos seus processos de gestão territorial, visando sempre a autonomia”, explica Meline Machado, uma das coordenadoras da iniciativa .

Atualmente,  a agricultura familiar é responsável por 70%  dos alimentos que chegam na mesa dos brasileiros e representa a principal fonte de renda de grande parte dos 16 milhões de quilombolas que vivem no país (Fonte: Conaq). No entanto, a contribuição dessas populações dentro da atividade ainda é pouco reconhecida. A falta de pesquisas e dados sobre as comunidades quilombolas, em especial sobre a participação ativa na agricultura familiar, ocasiona em crescentes pressões sobre seus recursos naturais, impactando diretamente na segurança alimentar, no bem-estar e no seu desenvolvimento social.

Para promover a visibilidade e autonomia das comunidades quilombolas, a iniciativa visa também apoiar as comunidades em levantamentos de dados que contribuam para novas conquistas e potencializam a qualidade de vida, por meio de metodologias participativas que envolvam diretamente as comunidades quilombolas na coordenação das atividades.

Entre as ações da iniciativa estão: a consolidação de um banco de dados sobre os territórios e comunidades quilombolas; o mapeamento de organizações relevantes para auxiliar no desenvolvimento de uma rede, com foco na agricultura familiar quilombola; a construção de um panorama atual das políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas e o uso das informações coletadas para dar maior visibilidade aos territórios quilombolas.

 

Sobre a Ecam Projetos Sociais 

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam que lida especificamente com a implementação de programas e atividades ao lado de comunidades e grupos locais, propondo e executando ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento.

Saiba mais em: ecam.org.br/projetos-sociais

 

 

Share This