07 out

IBGE adia coleta do Censo até 01 de dezembro

De 01 de agosto a 30 de setembro foram contados 740.923 quilombolas

Por Maryellen Crisóstomo

Imagem de capa: reunião de abordagem no quilombo Rio dos Macacos – BA

O Censo 2022 está contando, pela primeira vez, a população quilombola com grupo étnico populacional e deve aplicar o questionário específico a famílias que residem nas 5.792 localidades quilombolas mapeadas no pré-censo, em 2019. É importante ressaltar que os recenseadores agora terão até o início de dezembro para chegar a todas essas localidades.

Segundo a Agência IBGE de Notícias a notícia da prorrogação foi comunicada na manhã do último dia 03. “O diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, anunciou em entrevista coletiva, na manhã de hoje, que o IBGE vai prorrogar o término da coleta do Censo, prevendo-o para início de dezembro. De forma que seja possível entregar os resultados no final de dezembro”, afirma.

A medida foi necessária diante do déficit de recenseadores que atrasou a coleta, prevista para ser concluída em 31 de outubro. Na divulgação do segundo balanço parcial do Censo Demográfico 2022, o IBGE só conseguiu contar o equivalente a 49% da população estimada. Na contagem geral, Piauí é o estado que se encontra mais avançado na coleta, 69%.

Se você tem interesse em trabalhar no Censo Demográfico 2022 – acesse o link a seguir e saiba como: acesse aqui

Com relação a coleta em territórios quilombolas, o IBGE aponta que foram recenseadas 740.923 pessoas quilombolas, o que corresponde a 0,71% dos 49% de brasileiros já recenseados. Bahia é o estado que registra o maior número de quilombolas autodeclarados, 28%, do total de 740.923 quilombolas contados.

 

Share This