20 set

Grupo armado invade quilombo Fortaleza em Bom Jesus da Lapa-BA

Na noite de segunda-feira, 19, lideranças quilombolas do território Fortaleza em Bom Jesus da Lapa-BA foram surpreendidas com a invasão de um grupo armado. Em vídeo gravado pelas próprias lideranças os invasores chegaram em um veículo branco cujo modelo não é possível identificar, e tinham em suas mãos armas de fogo.

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) repudia a invasão e já está articulando, por meio do Coletivo Jurídico, apoio ao território quilombola Fortaleza.

Mais uma comunidade Quilombola é vítima de milícias. Na noite desta segunda-feira, 19 de setembro de 2022. Pessoas com trajes oficiais invadem o território Quilombola Fortaleza, Município Bom Jesus da Lapa. 

Segundo a gravação de vídeo feita pelas lideranças da comunidade na hora da invasão, os invasores foram contratados para coagir as representações das comunidades que lutam pelo direito de permanência na comunidade. 

A referida comunidade tem enfrentado investimento de poderosos que tentam se apropriar do patrimônio ancestral da comunidade.

 

 

Share This