09 jun

CONAQ recebe homenagem pela atuação em prol da defesa socioambiental

Imagem de capa: divulgação Vivi Reis (PSOL/PA)

Por Maryellen Crisóstomo

A Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) recebeu, na última quarta-feira, 08, uma homenagem na Câmara dos Deputados pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente, por meio dos territórios quilombolas. A proposta foi feita pela deputada federal Vivi Reis (PSOL/PA). A homenagem evidencia a importância e a presença dos 5.972 quilombos presentes em 1.674 municípios de 24 Estados.

Foto divulgação Vivi Reis (PSOL/PA)

A CONAQ, por sua vez, representada pela coordenadora nacional, Maria Rejane Oliveira (CONAQ/RJ), destaca que apesar desse reconhecimento é importante também destacar que “a CONAQ enfrenta vários desafios atualmente, por causa dos desmontes das políticas públicas, o sucateamento da Fundação Cultural Palmares e do INCRA, por exemplo. Além disso, tem o avanço dos grandes empreendimentos sobre os territórios que dificulta a atuação da CONAQ para desempenhar a preservação ambiental nos territórios quilombolas”, enfatizou.

Em sua rede social, a deputada Vivi Reis (PSOL/PA), comemorou  a realização do evento. “Entregamos hoje na Câmara dos Deputados prêmios em reconhecimento pela atuação das defensoras e defensores socioambientais, um momento importante para a valorização de entidades que lutam não somente pelo meio ambiente, mas também em defesa dos e das defensoras e ativistas”, enfatizou.

A morosidade da União para demarcar e titular os territórios quilombolas favorece o conflito agrário. Os territórios são diretamente sitiados pela implementação de megaempreendimentos nos mais diversos ramos: mineração, energia eólica, hidrelétrica, oleodutos, portos, especulação imobiliária, agronegócio, turismo e tantos outros.

Share This