20 maio

Conaq e UFG realizam aula Inaugural da Turma Esperança Garcia

Por Mayara Abreu

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais (CONAQ) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoio da Aliança pelo Clima e Uso da Terra – ACLUA, transmitiram hoje,20, ao vivo pelo youtube da Conaq a Aula Inaugural da turma do curso de formação para quilombolas advogados, advogadas e Bacharéis em Direito- Esperança Garcia.

Fizeram-se presente, Selma Dealdina – Secretária Executiva da Conaq; Professor Edward Madeira Brasil – Reitor da UFG; Letícia Ozório – advogada da CLUA; Doutora, Professora e Advogada Érica Marcedo – Coordenadora do Curso de Advocacia Popular Quilombola Esperança Garcia; Sandra Maria – Coordenadora Executiva da Conaq; Professora Doutoranda Givania Maria – Membra Fundadora da Conaq; Doutora Vercilene Dias – Advogada Quilombola; Doutor Jeferson da Silva Pereira – Representante da turma de Advocacia Esperança Garcia e Arilson Ventura – Coordenador Nacional da Conaq.

Na ocasião histórica para a Coordenação Nacional de Quilombos, Sandra Maria falou sobre a importância do curso de extensão, tanto para a população quilombola quanto para a Conaq. “Desejo que esse seja o primeiro de muitos que virão, por que somos um povo de luta, um povo que não desiste, um povo que tem objetivos e não cansa de esperar, por que sabe que um dia a gente alcança”.

Com 24 cursistas de todo Brasil e com duração de 08 (oito) meses, o curso de formação de advogados e Advogadas quilombolas, traz uma justa homenagem a Esperança Garcia, que foi uma mulher negra escravizada, considerada a primeira advogada do estado de Piauí.

“Nós quilombolas, camponeses, do campo, da água e da floresta; nós indígenas, nós pretos da periferia desse país, chegamos à Universidade para ficar”, destacou Selma Dealdina.

Em uma fala muito significativa e emblemática sobre quem são os quilombolas e qual o seu lugar nas Universidades e em especial no curso de formação, Givania ressaltou que: “Para o nosso povo o que é mais importante é vocês aprenderem a língua colonial e transforma-la em instrumento de luta para defender os nossos territórios”.

Assista a transmissão completa em nosso canal do YouTube

Share This