02 jun

CONAQ divulga dias e horários de entrevistas para seleção da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas


Por Letícia Queiroz

O Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) torna público o calendário de entrevistas de estudantes e professoras/es selecionadas/os na primeira etapa da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas.

Conforme o cronograma de atividades, as entrevistas serão realizadas entre os dias 6 e 17 de junho. Todas as pessoas selecionadas para esta etapa receberão em seus e-mails um link que dá acesso à sala de reunião online com educadoras quilombolas. O link será enviado um dia antes da data estabelecida pela comissão julgadora.

Confira aqui a tabela com dias e horários das entrevistas 

É importante que as/os classificadas/os fiquem atentas/os ao e-mail. Em casos de dúvida ou impossibilidade de participar da entrevista no horário indicado, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail escolanacionalquilombola@gmail.com

Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas

A Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas é um projeto do Coletivo de Educação da CONAQ apoiado pelo Fundo Malala. O objetivo da formação é fortalecer a identidade das adolescentes quilombolas de diferentes regiões do Brasil sobre questões que são ignoradas pelo currículo formal das escolas.

Ao longo do projeto serão discutidos temas sobre a história das comunidades quilombolas, garantia de direitos e acesso à educação, questões de gênero, raça e território, combate ao racismo, engajamento na luta política do movimento quilombola, entre outros.

As meninas selecionadas terão encontros regulares online seguindo um programa pedagógico elaborado por professoras e professores quilombolas, que também irão promover ações de advocacy.

Após a formação, as/os participantes, conscientes de seus direitos, terão a capacidade necessária para defender a educação quilombola de qualidade, denunciando e cobrando o Estado. O projeto ainda beneficiará professoras e professores de escolas quilombolas na busca por mais conhecimentos sobre a história, modos de vida e direitos quilombolas.

Todas as informações serão divulgadas no site da CONAQ. http://conaq.org.br/

Share This