22 jul

CONAQ disponibiliza materiais utilizados no Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas

 

 

O objetivo das aulas semanais é fortalecer e viabilizar a educação escolar quilombola. Confira slides, vídeos, músicas e demais conteúdos apresentados em todos os módulos.

Por Letícia Queiroz 

Os materiais utilizados por palestrantes no Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas foram disponibilizados pelo Coletivo de Educação da  CONAQ. Os slides, vídeos, indicações de livros, músicas e demais conteúdos apresentados em todos os módulos agora podem ser acessados no site da CONAQ. O objetivo é disseminar informações para que educadoras/es apliquem na educação quilombola.

 

 

Apoiado pelo Edital Equidade Racial na Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o curso de formação lançado e iniciado em maio deste ano recebeu mais de 2 mil inscrições de professores quilombolas, estudantes e pessoas interessadas na educação quilombola. As aulas semanais acontecem às sextas-feiras, sempre com presenças marcantes de ativistas, pesquisadoras e professoras que proporcionam momentos de troca de conhecimento, aprendizado e interação de pessoas de todo o país.

O curso destina vagas para professoras, professores, estudantes de todas as modalidades de ensino e pessoas interessadas no tema da educação quilombola. A formação prevê um total de 15 módulos. No dia 22 de julho ocorrerá o oitavo módulo. As aulas semanais acontecerão semanalmente até setembro.

 

 

Entre os convidados para ministrar as aulas estão co-fundadores da CONAQ, educadores do Coletivo de Educação, pesquisadoras/es, professoras/es universitárias/os e ativistas reconhecidos nacionalmente com formações em diferentes áreas.

O objetivo da formação é fortalecer e viabilizar a educação escolar quilombola. A falta de investimento na área e cada vez mais grave e reflete dentro das salas de aula e no processo de aprendizado de quilombolas em todo o Brasil.

Cleane Silva, que faz parte da coordenação do curso, diz que a formação atende uma necessidade de professoras/es que lidam com a educação escolar quilombola e de estudantes.

“Neste ano em que completamos 10 anos de aprovação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola sem sua efetivação, nós, do Coletivo de Educação da CONAQ, pensamos um formato de curso que trouxesse os temas mais importantes relacionados a educação quilombola e foi um grande acerto. O sucesso de público que participa ao vivo de cada módulo afirma a necessidade de lutar por um modelo de educação pautada no envolvimento e no respeito a diversidade cultural que existe no nosso país, que ela não anule todo um conhecimento adquirido e praticado pelo nosso povo, conhecimento que garantiu e garante a nossa existência até hoje”, afirmou.

Com o curso, além do fortalecimento da educação escolar quilombola, espera-se ainda mais interesse de professoras/es e estudantes pelo assunto e maior envolvimento de educadores na luta por direitos, principalmente na luta por uma educação de qualidade para quilombolas.

 

Participação do público

A primeira edição do Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas está sendo um sucesso. Durante os encontros, centenas de educadoras/es, lideranças, ativistas interagem para contribuir com as aulas e deixar o momento de aprendizado ainda mais rico.

O público permanece participativo, o que demonstra o valor e a importância dessa iniciativa. Além de comentar os assuntos abordados, as/os inscritas/os falam sobre experiências vividas nas escolas ou na comunidade e da necessidade de mudanças na educação escolar quilombola. As perguntas feitas sobre os temas abordados são respondidas pelas/os palestrantes.

 

O Curso

O Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas foi pensado na necessidade de assegurar oportunidades de formação avançada e continuada para professoras e professores da educação quilombola. Em 2012 o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a resolução nº 08 de 20 de novembro, criando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar quilombola e a estabeleceu como uma modalidade de ensino. Apesar disso, não existem esforços governamentais para formação de professoras/es voltados para a educação escolar quilombola.

A falta de investimento na área impacta dentro das salas de aula, nos recursos e oportunidades destinadas a professoras/es e no processo de aprendizado de jovens quilombolas.

Ao final do curso as pessoas que participaram integralmente serão estimuladas a escrever e compartilhar aprendizagens. Os textos, músicas, poesias vão compor um e-book. A publicação será um material didático para professoras/es e estudantes quilombolas.

 

 

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