20 ago

Coletivo Joãozinho do Mangal debate o Racismo das instituições jurídicas em encontro virtual

Ao longo de três dias, coletivo realiza debate sobre racismo e ciclo formativo para membros

O Coletivo Jurídico Joãozinho do Mangal promove nos dias 31 de agosto, 01 e 14 de setembro o encontro nacional virtual para membros participantes do coletivo, com o objetivo de debater o racismo nas instituições jurídicas. No primeiro dia, o evento acontece de forma aberta e será transmitido pelos canais da Conaq a partir das 18h. Os dias seguintes são exclusivos para membros do coletivo. 

No dia 31/08, um debate público sobre racismo a partir do olhar do direito poderá ser acompanhado pelos internautas pelo canal do YouTube da CONAQ. Estão confirmados para o debate: a procuradora Dora Lúcia Bertúlio, o advogado e doutor em Direito Hédio Silva, a médica e diretora executiva da Anistia Internacional – Brasil Jurema Werneck, o cineasta Jeferson De e o ator César Mello de Araújo. 

No segundo e no terceiro dias serão realizadas reuniões fechadas de trabalho do Coletivo. Dentre diversas temáticas, serão debatidos o atual cenário das lutas quilombolas nos temas: terra e território, ameaças por empreendimentos, direito à consulta, resistência frente à Covid-19, Cadastro Ambiental Rural, Gestão territorial e ambiental, criminalização e educação quilombola.

 

Sobre o Coletivo

João da Conceição Santos, o Joãozinho do Mangal, foi uma liderança da comunidade quilombola de Mangal, localizada no município de Sítio do Mato, Bahia. Ele estudou e lutou por direitos quilombolas na área da educação, assistência técnica, extensão rural e saúde, e estava no fim do curso de Direito na Universidade Estadual da Bahia quando faleceu em 2017, aos 37 anos. Um de seus sonhos era ser advogado da CONAQ.

O Coletivo surgiu em 2016 como uma iniciativa quilombola durante o acompanhamento do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3239, aproveitando essa experiência exitosa de articulação e luta em defesa do Decreto Federal nº 4887/03. 

Assim, o coletivo tem por objetivo reunir profissionais da área jurídica, quilombolas e não quilombolas, promovendo a troca de ideias e o apoio mútuo entre esses profissionais que atuam, tanto localmente quanto em âmbito nacional e internacional, na defesa de direitos dos povos quilombolas. Também busca promover a articulação da Conaq e organizações parceiras para fortalecer essa construção. 

 

Serviço:

Encontro Nacional do Coletivo Joãozinho do Mangal

Data: 31/08 (YouTube), às 18h, 01/9 às 14h e 14/09 (Zoom), às 14h

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e ative o lembrete (no sininho) para não perder essa programação incrível.

Link da transmissão:

 

Share This