02 maio

Coletivo de educação da CONAQ prorroga prazo de inscrições da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas

Interessadas têm mais duas semanas para concorrer às vagas.
Foi prorrogado até o dia 15 de maio de 2022 o prazo de inscrições para quem deseja entrar na Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas.
Estudantes e professoras/res que não conseguiram fazer a inscrição têm mais duas semanas para acessar o site da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e finalizar o cadastro conforme o edital.
O Coletivo de Educação da CONAQ levou em consideração o grande número de mensagens relatando a dificuldade de estudantes com o acesso à internet. Com o prazo estendido, mais alunas e alunos de todo o Brasil poderão concorrer às vagas.
O objetivo da formação, que é totalmente online, é fortalecer a identidade das adolescentes quilombolas de diferentes regiões do Brasil sobre questões que são ignoradas pelo currículo formal das escolas. Serão discutidos temas sobre a história das comunidades quilombolas, garantia de direitos e acesso à educação, questões de gênero, raça e território, combate ao racismo, engajamento na luta política do movimento quilombola, entre outros.
Apoiado pelo Fundo Malala, o projeto oferece 50 vagas para quilombolas que estudam no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e 1° e 2° ano do Ensino Médio. As/os adolescentes selecionadas/os receberão um tablet e apoio para obter materiais didáticos e acesso à internet. Outras 50 vagas são exclusivas para professoras e professores quilombolas ou que estão envolvidos com a educação quilombola.
 Para concorrer a uma das vagas, as candidatas devem estar atentas aos prazos do edital, documentação exigida e outras etapas da seleção, que incluem o envio de uma redação sobre como é ser menina e estudante quilombola e, se necessário, conforme a quantidade de inscrições, uma entrevista.
O novo cronograma será divulgado em breve. Mais informações podem ser conferidas no edital, disponível no site da CONAQ. Em casos de dúvida, basta entrar em contato com a CONAQ pelo e-mail escolanacionalquilombola@gmail.com

Alteração de cronograma do edital da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas

 

EDITAL Nº 002/2022: O Coletivo Nacional de Educação/CONAQ altera o Edital nº 001/2022 na parte que especifica o cronograma de atividades.

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) torna pública a alteração do CRONOGRAMA do Edital Nº 001/2022 – do Coletivo Nacional de Educação/CONAQ – que faz parte da seleção para a Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas, projeto apoiado pelo Fundo Malala. 

Com a mudança, passam a valer as seguintes datas: 

CRONOGRAMA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE MENINAS QUILOMBOLAS

Atividade Data
Lançamento do Edital na página eletrônica da CONAQ 06/04
Período de inscrição 07/04 a 15/05
Resultado das redações selecionadas para a etapa das entrevistas 31/05
Divulgação das datas e horários das entrevistas 01/06
Entrevistas 06 a 17/06 
Divulgação do resultado final 21/06
Lançamento da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas 01/07

 

Sobre a CONAQ

O Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) é uma organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa quilombolas do Brasil. Os objetivos da CONAQ são lutar pela garantia de uso coletivo do território,  pela implementação de projetos de desenvolvimento sustentável e políticas públicas de organização das comunidades de quilombo, por educação de qualidade e coerente com o modo de viver nos quilombos, pelo protagonismo e autonomia das mulheres quilombolas, pela permanência de jovens nos quilombos e, acima de tudo, pelo uso comum do território, dos recursos naturais e em harmonia com o meio ambiente.

Sobre a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala                        

Inspirado pelas raízes de Malala e Ziauddin Yousafzai como ativistas locais no Paquistão, o Fundo Malala estabeleceu em 2017 a Rede de Ativistas pela Educação (Education Champion Network) para investir, apoiar o desenvolvimento profissional e dar visibilidade ao trabalho de mais de 80 educadores de oito países que trabalham a nível local, nacional e global em defesa de mais recursos e mudanças políticas necessárias para garantir educação secundária a todas as meninas. O Fundo Malala apoia educadoras e educadores no Afeganistão, Brasil, Etiópia, Índia, Líbano, Nigéria, Paquistão e Turquia. No Brasil, a Rede é formada por 11 ativistas dedicados a construir esforços coletivos pela educação escolar de qualidade nas regiões do país onde a maioria das meninas não frequenta o ensino secundário, com foco em meninas negras, indígenas e quilombolas.

Dúvidas sobre como se inscrever podem ser tiradas no vídeo disponível no YouTube

Contato para imprensa

Letícia Queiroz  | Comunicação – CONAQ (63) 98131-5509 | letiqueirozfreitas@gmail.com

Karina Gomes | Comunicação – Fundo Malala (11) 98849-7361 | karina.gomes@malalafund.org 

 
Share This