03 maio

Coletivo de educação da CONAQ produz documento informativo após Conferência Popular de Educação Escolar Quilombola

Por Letícia Queiroz

Um encontro realizado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pela Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) e pelo Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, resultou em um documento sobre a educação escolar quilombola no Brasil.

Veja o resultado final aqui – (PDF)

A Conferência Popular de Educação Escolar Quilombola foi realizada de forma virtual em agosto de 2021 e contou com participação do Coletivo Estadual de Educação Quilombola do Paraná e com apoio tecnológico da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná.

Com dados, no documento final da Conferência Popular foram apresentadas discussões e apontamentos feitos por quilombolas e pesquisadores(as) de todo o país, como informações sobre o direito à educação, conquistas sociais e políticas, e valorização dos(as) profissionais de educação.

Educadoras e educadores que participaram também destacaram eixos que compõem o documento base da CONAPE e a inclusão das demandas pautadas pela Educação Escolar Quilombola.

A transmissão da mesa de abertura está disponível no link

 

Share This