23 dez

Coletivo de Educação da CONAQ faz balanço positivo e otimista e se prepara para luta em 2023

 

Por Letícia Queiroz

 

O Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) termina 2022 comemorando grandes conquistas e resultados. Ao longo do ano foram realizados projetos que contribuíram para a formação de estudantes, professoras e professores e comunidade em geral envolvida com a educação quilombola.

Entre as maiores conquistas estão projetos de formação concluídos – como o Curso de Formação de Professores e Professoras Quilombolas – e os que ainda estão em andamento, como é o caso da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas. O seletivo começou no primeiro semestre e o projeto foi lançado no mês de novembro. As aulas continuam no próximo ano.

O Coletivo de Educação também esteve presente em congressos nacionais e participou da construção de documentos importantes para a população quilombola.

A última ação do Coletivo foi uma reunião ampliada na última quinta-feira (15), quando um balanço foi apresentado e o coletivo discutiu o plano de ação  e estratégias para 2023.

Givânia Maria da Silva, coordenadora do Coletivo, afirma que o grupo se dedicou a debater, elaborar, propor e realizar ações voltadas para o fortalecimento da educação escolar quilombola.

“Terminamos 2022 com balanço positivo e apesar de tudo fomos capazes de driblar todas as dificuldades e manter o coletivo ativo, produzindo e ao mesmo tempo debatendo e propondo estratégias. O ano de 2022 foi importante e agora trabalhamos nas estratégias para 2023. Certamente estaremos mais próximos e ampliaremos ainda mais nossa conexão e incidência nos estados e municípios para fazer valer as diretrizes escolares para a educação quilombola”, disse.

Confira as ações do Coletivo em 2022:

  • Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas

  O Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas foi pensado na necessidade de assegurar oportunidades de formação avançada e continuada para professoras e professores da educação quilombola.

Apoiado pelo Edital Equidade Racial na Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o curso totalmente online foi lançado e iniciado em maio deste ano e recebeu mais de 2 mil inscrições.

Foram 15 módulos com diversos temas, como: educação escolar quilombola; racismo estrutural religioso; educação jurídica; educação e orçamento; educação antirracista; histórias, memórias e luta quilombola, entre outros. Um levantamento feito pela comunicação do Coletivo de Educação da CONAQ aponta que as lives tiveram mais de 17.700 visualizações nos dois canais de transmissão – CONAQ e Quilombos e Educação – Uma média de 1.265 participantes por módulo.

As aulas semanais aconteceram às sextas-feiras, sempre com presenças marcantes de ativistas, pesquisadoras e professoras que proporcionam momentos de troca de conhecimento, aprendizado e interação de pessoas de todo o país.

  • Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas

 A Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas foi criada pela CONAQ e é desenvolvido com apoio do Fundo Malala. O projeto totalmente online vai estimular estudantes quilombolas a lutarem por uma educação de qualidade e por direitos. O lançamento emocionante ocorreu em novembro e as primeiras aulas já foram realizadas.

 O projeto, que está na primeira edição, recebeu 444 inscrições de todas as regiões do Brasil. O processo de avaliação selecionou 50 estudantes quilombolas (39 meninas e 11 meninos) e 40 professoras e professores.

Ao longo do projeto serão discutidos temas sobre a história das comunidades quilombolas, questões de gênero, raça e território, combate ao racismo, engajamento na luta política do movimento quilombola, entre outros.

 A formação será um espaço de estímulo e de luta para meninas e meninos quilombolas que enfrentam defasagens e desigualdades na educação e sentem-se ainda mais longe de realizarem o sonho de entrar nas universidades. Após a formação, espera-se contribuir para o protagonismo de meninas quilombolas na defesa da cultura, dos valores, do território e da educação quilombola.

Presença do Coletivo em congressos e eventos

– CONAPE 2022 – Conferência Nacional Popular de Educação

– AQUILOMBAR – Manifestação em Brasília

– Manifesto Meninas Decidem – junto com a Rede Malala com participação de menina quilombola indicada pela CONAQ

Fórum de Educação Escolar Quilombola – CONAQ debateu pauta da Educação Escolar Quilombola

 – XII COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Coordenação de atividades)

 – Comunidade de Prática

– Plenária Nacional – Construção de diretrizes quilombolas para o próximo governo

 – III Narrativas UnB – Narrativas Interculturais, descoloniais e antirracistas em educação

 – Entrevistas para sites nacionais (TV, web, podcasts entre outros)

 Notas técnicas

 Para garantir acesso de quilombolas nas universidades, CONAQ envia ofício à Câmara dos Deputados e pede alterações em trechos da Lei de Cotas – Acesse aqui

MANIFESTO NACIONAL DA CONAQ. Nº 1/2022 – VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS QUILOMBOLAS AO AUTORRECONHECIMENTO ÉTNICO IDENTITÁRIO – Acesse aqui

Share This