01 set

Censo 2022: IBGE já recenseou 386.750 quilombolas

 

Por Maryellen Crisóstomo

Esse é o primeiro dado oficial sobre a demografia quilombola no Brasil. Bahia, Maranhão e Pará representam 61,15% do total de pessoas quilombolas recenseadas até 29/08

 

Pela primeira vez em 150 anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando o recenseamento da população quilombola como grupo étnico populacional. Nos primeiros 29 dias de coleta de dados o IBGE conseguiu recensear 386.750 pessoas que se autodeclaram quilombolas. O Censo iniciou no dia 01 de agosto e se estende até 31 de outubro.

Para o coordenador executivo da CONAQ, Antônio Crioulo, o resultado é positivo. “Uma conquista muito importante que visibiliza as comunidades quilombolas, mas, precisamos intensificar o processo de mobilização para não deixar nenhum quilombola fora do Censo”, pondera.

Até o momento os Estados com maior número de pessoas quilombolas contadas são Bahia com 116.437 quilombolas, Maranhão com 77.683 e Pará com 42.439. Esses números correspondem a 61,15% do número total apresentado no primeiro balanço parcial do Censo Demográfico 2022, apresentado pelo IBGE no último dia 30 de agosto.

A consolidação do Censo Demográfico em localidades quilombolas se deu a partir da demanda da CONAQ junto ao Estado Brasileiro por meio do IBGE com a mediação do Fundo de Populações da Nações Unidas (UNFPA/Brasil), atendendo aos critérios da Consulta Prévia, Livre e Informada da Convenção 169 da OIT.

 

Em 2019 o IBGE mapeou 5.972 localidades quilombolas em 1.674 municípios de 24 Estados. Nessas localidades as pessoas terão a oportunidade de responder ao questionário completo sobre o quesito quilombola. Nas outras áreas, ao receber o recenseador, as pessoas quilombolas podem informar o nome da sua comunidade de origem.

 

Leia também: 

Censo 2022: Quilombolas de todo o Brasil vão ser recenseados pela primeira vez

Censo 2022: População quilombola está sendo recenseada como grupo étnico populacional pela primeira vez

 

Caso a sua comunidade ainda não recebeu o recenseador, fique atento, pois a previsão é que as visitas aos territórios quilombolas aconteçam, de maneira mais intensificada, a partir do mês de setembro, tendo em vista que a maioria delas se encontram em áreas rurais distantes dos centros urbanos.

Se você tem dúvidas sobre o processo de recenseamento acesse a live em que a CONAQ e o IBGE trazem explicações que ampliam o entendimento sobre o Censo Demográfico em localidades quilombolas: 

 

 

Share This