28 nov

Agricultura familiar quilombola: Conheça as créditos e financiamentos disponíveis

 

 

Por Maryellen Crisóstomo

 

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), tornam público o roteiro de acesso aos créditos e financiamentos voltados à agricultura familiar quilombola. A publicação é um estudo que reúne os principais projetos de apoio para a pauta desde a iniciativa público, privado e coletivo.

“Este material surge como um insumo para as comunidades quilombolas definirem os caminhos mais viáveis para acessarem crédito e recursos financeiros, visando o fomento da agricultura familiar quilombola, por meio do investimento na qualificação da produção, com potencial de atendimento a múltiplos mercados”, aponta o documento.

A cartilha está subdividida em 04 seções, são elas:

  1. Seção sobre o acesso a crédito, com uma visão crítica sobre o caminho que viabilizou as políticas públicas atuais, para agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Agroamigo e Crediamigo;

  2. Seção sobre as políticas estaduais implementadas por agências de fomento dos estados envolvidos na iniciativa; 

  3. Seção sobre os principais editais de apoio a pequenos projetos comunitários, considerando fundos de apoio, seja da cooperação internacional e até mesmo de fundos patrimoniais; 

  4. Seção sobre experiências exitosas, relacionando o protagonismo comunitário, metodologias e tecnologias sociais construídas nas comunidades, particularmente sobre os Fundos Rotativos Solidários e o Banco Comunitário de Desenvolvimento.

 

 Acesse aqui o documento na íntegra, Disponível em PDF.

Conheça o Diagnóstico da Agricultura Familiar Quilombola

Share This