09 jul

A reafirmação da resistência quilombola na luta contra a Covid-19

Por: Jessica Albuquerque 

Ainda seguindo o calendário de vacinação contra a Covid-19, diversos municípios já concluíram esta etapa, o Rio Grande do Norte por exemplo, a maioria já está imunizada. Todavia, a polêmica sobre a quantidade não equivalente ao números de pessoas ainda é realidade nos quilombos.

O ponto positivo é que agora a demanda aumentou, devido à conscientização no combate à repugnância à vacinação tem surtido efeito, onde aqueles que antes discordavam, agora buscam a imunização.

E buscando tornar-se efetiva essas ações, a Conaq agora trabalha com levantamentos sobre as vacinas para além da Covid-19, visto que as mudanças são constantes e as realidades em cada território e município variam de acordo com as determinações das autoridades.

Hoje, os quilombolas não residentes nos quilombos enfrentam as negações e discordâncias para imunização, onde os municípios não se comprometem a distribuir a vacina por supostamente estarem obedecendo que a vacinação deve ser feita no quilombo, o que automaticamente exclui esses que hoje não estão nos territórios apesar da reafirmação como quilombolas.

E com a proposta de fortalecer o enfrentamento ao coronavírus, Graúna- ES dia 10/07 a partir das 08:00, promoverá uma ação de conscientização, onde visa a distribuição de kits de máscaras e álcool em gel para quilombolas. Esta iniciativa dos órgãos municipais já estava prevista para acontecer desde o final de junho, porém foi adiada para este mês.

Share This