
26 de abril de 2025
Nota de repúdio esclarecimento compra do terreno e construção base missionária FarLands Piauí
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Coordenação das Comunidades Quilombolas do Piauí (Cecoq/PI) vem a público informar que não é parceira e nem está envolvida, de nenhuma forma, com a campanha de arrecadação de recursos para compra de terreno e construção de uma base missionária no estado do Piauí.
Pessoas quilombolas estão recebendo mensagens que nos associa com uma vakinha virtual, mas repetimos: a CONAQ é a CECOQ/PI não tem relação nenhuma com a ação.
Também foi divulgado vídeo afirmando que o Piauí é o “lugar menos evangelizado do Brasil”, que a arrecadação seria para beneficiar comunidades quilombolas e sertanejas – que seriam “povos não alcançados” – em um lugar “onde a fé é esquecida”.
Reiteramos que a fé de um povo não deve ser medida pela quantidade de igrejas evangélicas presentes em uma cidade. Existem diversas expressões de fé e religiosidade presentes nas comunidades quilombolas. A liberdade religiosa é um direito fundamental e deve ser respeitado.
Reforçamos nosso compromisso com a verdade e com o respeito às tradições e manifestações de fé em todo o território nacional.
Informamos ainda que qualquer uso indevido do nome da CONAQ e das Coordenações Estaduais será devidamente apurado e poderá ser tratado pelas vias legais cabíveis, se necessário.
Acesse esta nota completa em PDF clicando aqui
Atenciosamente,
CONAQ e CECOQ\PI.
Texto por Comunicação CONAQ, publicado às 19:42:48
Categoria: Notas da CONAQ