8 de outubro de 2024
Inscrições abertas para o III Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas
Curso online e gratuito oferece ferramentas, conteúdos e conhecimentos adequados para a implementação da Educação Escolar Quilombola; saiba como se inscrever e participar.
Estão abertas as inscrições da 3ª edição do Curso de Formação de Professoras e Professores Quilombolas. Desenvolvido pelo Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), o curso online e gratuito atende a uma necessidade de formação de profissionais quilombolas de todo o Brasil.
Coordenado por Givânia Silva, que é co-fundadora da CONAQ, doutora em Sociologia, ativista por educação de qualidade para quilombolas, o objetivo é formar e informar o público no tema da educação quilombola e colocar à disposição as ferramentas, conteúdos e conhecimentos adequados para a implementação da Educação Escolar Quilombola.
Neste ano serão ministradas 14 aulas em dois módulos com os seguintes temas: Retrato de nossas escolas e Programas Nacionais para a Educação e a Educação Escolar Quilombola.
As inscrições ficam disponíveis até o dia 07 de novembro.
A aula inaugural será nesta quinta-feira (10) e terá presenças de Givânia Silva e Cleane Silva. Como nos anos anteriores, a transmissão ao vivo será no canal do YouTube da CONAQ.
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/Vb3PG7ab2mftFGFf8
Quem pode participar?
Podem se inscrever professoras, professores e outros profissionais da educação, sejam quilombolas ou não, de todas as idades, além de estudantes de todas as etapas de ensino, lideranças quilombolas, pesquisadores e demais interessados no tema.
Quando e como ocorrem os encontros?
Conforme a programação, os encontros virtuais serão semanais e acontecerão ao vivo, sempre às sextas-feiras, das 19h às 21h30. Todas as aulas contarão com professoras, professores quilombolas, griôs, lideranças e autoridades com experiência de atuação na elaboração e implementação de Educação Escolar Quilombola.
Assim como na primeira e segunda edições, os/as painelistas convidados/as poderão tirar dúvidas dos/as participantes e os materiais apresentados nas aulas, como slides, vídeos, artigos, indicações de livros, músicas e demais conteúdos, serão disponibilizados. A novidade desta edição está na carga horária de aulas assíncronas, que consiste na leitura de textos disponibilizados previamente e questionário avaliativo, no qual a/o cursista deve obter a nota mínima de 6 pontos para concluir as 10 horas que comporão as 40h do curso.
Ao final do curso, os inscritos e inscritas que acompanharem 75% do total de aulas terão certificados emitidos pelo Coletivo Nacional de Educação da CONAQ.
Edições anteriores
Nas suas duas edições, o curso foi marcado pela presença massiva de professoras e professores que atuam nas escolas quilombolas. A primeira edição do Curso foi realizada de 20 de maio a 09 de setembro de 2022 e a segunda edição foi realizada de 21 de setembro a 15 de dezembro de 2023. Ao todo 5.784 pessoas participaram de forma síncrona do Curso. Todos os módulos e aulas estão disponíveis no canal da CONAQ no Youtube e conta com mais de 40 mil visualizações.
As duas edições do Curso ofereceram uma base teórica e prática para construção das diretrizes municipais, componentes curriculares, materiais didáticos específicos e projetos político-pedagógicos nos territórios. Nos dois anos o público permaneceu participativo até a última aula, o que demonstrou o valor e a importância da iniciativa. Além de comentar os assuntos abordados, as/os inscritas/os compartilharam as experiências vividas nas escolas ou na comunidade e da necessidade de mudanças na educação escolar quilombola.
Coletivo Nacional de Educação da CONAQ
O Coletivo Nacional de Educação da CONAQ é composto por professoras e professores quilombolas de todo Brasil, e tem como objetivos debater, mobilizar, formular e incidir junto aos governos Federal, estaduais e municipais para a implementação de políticas públicas para as comunidades quilombolas em todo o território nacional.
A implementação das Diretrizes para a Educação Escolar quilombola, de acordo com a Resolução Nº 08 de 20 de novembro de 2012 do Conselho Nacional de Educação – CNE é uma das principais agendas do coletivo nacional de educação da CONAQ.Entre os objetivos do Coletivo Nacional de Educação estão: a garantia de educação pública de qualidade para estudantes quilombolas; o desenvolvimento de capacidades de professoras e professores quilombolas; a produção de dados próprios sobre as barreiras enfrentadas por quilombolas no acesso à educação; políticas públicas de educação no âmbito nacional, estadual e municipal; garantir que a história africana e afro brasileira seja reconhecida e que os conhecimentos quilombolas sejam adotados nas práticas pedagógicas e currículos escolares; debater, tensionar e incidir na elaboração e implementação das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e assegurar formação de qualidade para professoras e professores que atuam nos territórios.
Texto por Letícia Queiroz (CONAQ), publicado às 18:46:02
Categoria: Educação