Notícias

HUB Peregum é inaugurada em Brasília com foco na promoção da agenda antirracista
3 de setembro de 2024

HUB Peregum é inaugurada em Brasília com foco na promoção da agenda antirracista

Casa para os Movimentos Negros desembarcou no Quadradinho com parceria da CONAQ e demais entidades pretas

Tem novidade no Planalto Central! Após muito planejamento foi inaugurada com êxito na noite da última terça (27), na capital federal, a Hub Peregum, uma casa para organizações do Movimento Negro.

Este é um um projeto do Instituto de Referência Negra Peregum, com execução compartilhada com os movimentos negros, Uneafro Brasil,  CONAQ, Agência Alma Preta e Instituto Nós em Movimento, focados em promover ações de Advocacy em defesa da igualdade racial, dos direitos humanos, do desenvolvimento econômico, social sustentável e da democracia no Brasil.

Um dos objetivos desse novo espaço é concretizar estratégias para a promoção da agenda antirracista, de justiça, igualdade e equidade racial em âmbito nacional, governo federal, legislativo federal e judiciário, e internacional a partir de organismos internacionais.

Além disso, outro foco é o apoio em todos os âmbitos e momentos organizativos, a atuação de Frentes Parlamentares de enfrentamento ao racismo e promoção da justiça e equidade racial no Congresso Nacional, bem como também apoiar e subsidiar a atuação de mandatos de parlamentares negras, negros e não-negros aliados antirracistas.

Sem esquecer da promoção de pressão junto ao executivo federal pela efetivação de políticas antirracistas, bem como o apoio aos ocupantes negras, negros e aliados, em posições de poder e decisão, tais como Diretorias e Secretarias de Ministérios, Ministras e Ministros e outras posições estratégicas para o avanço de causas para o povo preto no Brasil.

Outro ponto que precisa ser enfatizado é o trabalho permanente de observação da atuação parlamentar e a registramos através de duas iniciativas anuais, a produção do Caderno de Projetos de Lei Antirracistas e da Plataforma Anual dos Parlamentares Amigos da Igualdade Racial.

A iniciativa não possui fins lucrativos, tem natureza de direito privado e foi criada por militantes da luta pela educação. Ela atuará em parceria com iniciativas, projetos, organizações e coletivos que auxiliem pessoas negras, moradoras e moradores de territórios periféricos, com foco em 4 eixos programáticos: Educação Popular, Proteção e Cuidado, Incidência Política e Clima e Cidade.

É preciso ter em mente que o Instituto de Referência Negra Peregum visa o enfrentamento do racismo ambiental, às mudanças climáticas, ao embranquecimento das cidades e à segregação e desigualdade racial. E, tem atuado fortemente tanto na denúncia das práticas racistas nas políticas urbanas e ambientais, quanto na proposição de soluções antirracistas.

Estiveram presentes na mesa de abertura: Biko Rodrigues, coordenador da CONAQ; Fabiola de Carvalho, Coordenadora de Núcleos da Uneafro Brasil; Vanessa Nascimento, diretora executiva do Instituto de Referência Negra Peregum; Pedro Borges, cofundador do Alma Preta, Juliana Garcia, e Wesley Teixeira, respectivamente Diretora Executiva e Fundador do Instituto Nós em Desenvolvimento e Douglas Belchior, consultor sênior para Incidência Política e Advocacy no Instituto de Referência Negra Peregum.

O evento contou com presenças de autoridades como as ministras Anielle Franco e Marina Silva, e os ministros Alexandre Padilha, Márcio Macêdo, Ricardo Lewandowski e Fernando Haddad. O senador Paulo Paim, e as deputadas Benedita da Silva, (cujo a sala principal do espaço foi nomeada como “Sala Benedita da Silva e Paulo Paim” em homenagem às contribuições históricas da Deputada Federal e do Senador na luta por justiça, igualdade racial e defesa do Estado Democrático de Direito). Dandara, Carol Dartora e Gisela Simona.

Os deputados Orlando Silva, Damião Feliciano, Zeca Dirceu, os distritais Max Maciel, Fábio Félix e Gabriel Magno, e a vereadora paulistana Elaine Mineiro do Quilombo. As secretárias Márcia Lima, Yuri Silva, Ronaldo Santos do MIR, Ana Toni do MMA, Ronald Sorriso da SNJ, Sheila Carvalho, Manuel Carlos e Angelita da Rosa, Marivaldo Pereira, Marta Machado do MJ e Marcos Rogério da SAJ Presidência. Também participaram a ministra do TSE Vera Lúcia, Leonardo Magalhães, defensor público-geral da União, a Secretária Geral do Ministério da AGU, Clarice Calixto e a Secretária de Diversidade da AGU, Cláudia Trindade e lideranças da CONAQ.

Agora, a expectativa é que todos juntos possamos construir estratégias e ações para o combate e  fim das desigualdades raciais.