
31 de março de 2025
Divulgado cronograma atualizado do edital da Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas
CONAQ divulga cronograma atualizado da Rede Nacional de Pesquisadores Quilombolas: inscrições homologadas e novas datas
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo Nacional de Educação, divulgou nesta segunda-feira (31) o cronograma atualizado do edital da Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas.
O calendário precisou ser ajustado por conta do período de prorrogação das inscrições. A documentação enviada está sendo verificada e na quarta-feira (2) será publicada a lista de inscrições homologadas.
A publicação da lista definitiva das/os selecionadas está prevista para 30 de abril e o lançamento oficial da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas deve acontecer em 12 de maio.
Confira todas as datas no cronograma atualizado – Clicando aqui
O edital
A Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas irá fortalecer a representatividade das comunidades na produção e disseminação do conhecimento, desenvolver novos estudos voltados para a realidade e desigualdades que afetam escolas e estudantes quilombolas, atuar para fomentar os princípios da justiça social por meio de pesquisas comprometidas com os territórios quilombolas, entre outras ações de fortalecimento das comunidades.
Os pesquisadores e pesquisadoras selecionadas/os receberão apoio financeiro para a realização da pesquisa. São 28 vagas, sendo 01 vaga por estado que possui comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, e aumentando para 02 vagas na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará, – estados com maior número de comunidades quilombolas.
Para ler o edital, clique aqui.
- Para concorrer é necessário:
- Ser quilombola, com atuação comprovada em sua comunidade.
- Estar cursando ou ter concluído a graduação ou pós-graduação, preferencialmente na área da educação.
- Residir no estado para o qual está concorrendo.
- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para realizar a pesquisa no prazo estipulado.
- Elaborar um memorial (mínimo de 3 páginas) relatando sua trajetória no movimento quilombola, relação com a sua comunidade quilombola e interesse na pesquisa.
- Ser membra/o do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, de outro coletivo da CONAQ ou de entidades locais do movimento quilombola comprovadamente.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: coletivonacionalo.eeq@gmail.com
Texto por Letícia Queiroz, publicado às 14:59:51
Categoria: Educação Quilombola