
1 de abril de 2025
Divulgado cronograma atualizado do edital da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas
CONAQ abre inscrições para Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas: empoderamento e luta por direitos.
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo Nacional de Educação, divulgou nesta terça-feira (1°) o cronograma atualizado do edital da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas.
O calendário precisou ser ajustado por conta do período estendido das entrevistas de meninas e meninos. Com a atualização, o resultado final será publicado no dia 18 de abril e a aula inaugural está prevista para o dia 9 de maio.
Confira as datas no cronograma atualizado clicando aqui.
O edital
A Escola Nacional é uma iniciativa do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, com apoio do Fundo Malala. Tem como objetivo formar meninas quilombolas para, conscientes de seus direitos, atuarem e defenderem o direito à educação escolar quilombola de qualidade, denunciando e cobrando o Estado.
A escola reunirá em uma rede nacional, estudantes quilombolas de todo o país, com foco principal nas meninas quilombolas. As atividades serão desenvolvidas virtualmente e darão atenção a questões como identidade negra e quilombola, gênero, enfrentamento ao racismo e ao sexismo, modos de vida e de defesa dos territórios, entre outros. A Escola Nacional criará um espaço favorável para a construção de estratégias coletivas de enfrentamento e resistência histórica, integrando o ativismo que meninas e mulheres quilombolas já fazem nos seus territórios com a luta por uma educação escolar quilombola e de qualidade.
Para ler o edital, clique aqui.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail escolanacionalquilombola@gmail.com
Texto por Letícia Queiroz, publicado às 18:42:46
Categoria: Educação Quilombola