Notícias

CONAQ faz ação no AM para fortalecer o movimento quilombola por meio da educação
4 de abril de 2025

CONAQ faz ação no AM para fortalecer o movimento quilombola por meio da educação

Agenda do Coletivo Nacional de Educação contou com reuniões com poder público, lideranças quilombolas e estudantes.

A Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do Coletivo Nacional de Educação, esteve no Amazonas para contribuir com as comunidades quilombolas do município de Barreirinha. A ação faz parte de um projeto que visa fortalecer o movimento quilombola por meio da construção de Projetos Políticos Pedagógicos em territórios quilombolas.

O primeiro momento foi uma reunião com os órgãos públicos locais, incluindo a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, o setor quilombola da prefeitura e as organizações quilombolas locais, estaduais e nacionais, como a CONAQ Amazonas.


O segundo momento foi uma formação específica para os profissionais quilombolas. A “Formação em Educação Escolar Quilombola” foi direcionada a lideranças das associações, poder público municipal e representantes estudantis, como estudantes que fizeram parte da primeira turma da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas da CONAQ. O momento formativo foi conduzido pelas professoras Páscoa Sarmento, Shirley Pimentel e Fabiana Vencezlau, integrantes do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ.


O terceiro passo ocorreu em uma das comunidades quilombolas do município, o Território Sagrado do Quilombo Santa Teresa do Matupiri, onde foi possível escutar as lideranças quilombolas locais.

A coordenadora do projeto, Fabiana Vencezlau, falou sobre a experiência da sua comunidade, Conceição das Crioulas, que é referência nacional na educação quilombola e escolar quilombola. Ela afirmou que a agenda contou com passos importantes para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos. “A educação é a base para o desenvolvimento das comunidades quilombolas e de mãos dadas a gente vai continuar fortalecendo as comunidades quilombolas”, disse.


A ação foi apoiada pela organização Imaginable Futures, que realiza trabalho focado na interseção entre equidade racial e educação.

A CONAQ acredita que essas ações contribuirão significativamente para o fortalecimento das comunidades quilombolas do Amazonas, promovendo uma educação quilombola de qualidade e respeito às suas raízes e tradições. A CONAQ agradece a todos os envolvidos nesse processo e reafirma o compromisso em continuar trabalhando em prol da educação quilombola e do respeito aos direitos dos povos quilombolas.