29 de janeiro de 2026
CONAQ avança no planejamento para o III Encontro Nacional das Mulheres Quilombolas
Durante o terceiro dia do Planejamento Estratégico das Mulheres da CONAQ, foram debatidos os preparativos para o III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas, além do debate sobre território, justiça climática e democracia.
O terceiro dia do Planejamento Estratégico do Coletivo/Secretaria Nacional de Mulheres da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), realizado nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF), integra uma programação que segue até o dia 30 de janeiro. O encontro tem promovido debates sobre gênero, clima e outros temas centrais para a atuação política das mulheres quilombolas em 2026. Uma das pautas centrais do dia foi a preparação do III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas, previsto para maio de 2026.
A programação foi aberta com a tradicional mística das mulheres quilombolas, reafirmando a força coletiva que orienta a atuação política do movimento. Além das discussões sobre o III Encontro Nacional, também foram realizadas a exibição de documentário e a apresentação de publicação do Projeto Cafuné, bem como o debate sobre agendas nacionais e internacionais estratégicas, eleições de 2026 e o balanço de projetos em andamento.
Encontro nacional terá eixos de território, clima e democracia
O III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas da CONAQ está previsto para ocorrer em maio de 2026, em Brasília (DF). A expectativa é reunir mais de 500 mulheres quilombolas de todas as regiões do país, além de convidadas nacionais e internacionais, para debater justiça climática, democracia e reparação histórica.
Nesta edição, o evento terá como eixos centrais de debate os temas território, democracia e clima. O encontro adotará como slogan: “Mulheres Quilombolas na defesa por justiça climática, por reparação e democracia: somos começo, meio e começo”. A frase homenageia o mestre quilombola Nego Bispo, ancestralidade e referência do pensamento político e filosófico quilombola.
O III Encontro será realizado logo após o Aquilombar, atividade que celebrará os 30 anos da CONAQ.
O diálogo realizado na tarde desta quarta-feira (28) também contou com a presença de representantes do MIR e do MDA, que sinalizaram a possibilidade de apoio institucional ao Aquilombar e ao III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas da CONAQ.
Incidência política e eleições de 2026
O planejamento estratégico também reservou espaço para o debate sobre as eleições de 2026 e a ampliação da participação política das mulheres quilombolas, incluindo estratégias para o fortalecimento de candidaturas estaduais e federais vinculadas ao movimento.
Além do debate eleitoral, foram apresentadas as principais agendas nacionais e internacionais de incidência política da CONAQ. Segundo a advogada Dra. Vercilene Dias, do coletivo jurídico da organização, a atuação internacional tem se concentrado especialmente nas pautas de justiça climática, violência e gênero.

Foto: Pedro Garcês/ Comunicação CONAQ
Projeto Cafuné apresenta estratégias de proteção e autocuidado
Ainda na programação do terceiro dia, foi realizada a exibição do documentário e a apresentação da publicação do Projeto Cafuné, uma das principais iniciativas da CONAQ voltadas à proteção de mulheres quilombolas em situação de risco.
A atividade foi conduzida por Nathália Purificação, coordenadora do Coletivo de Comunicação da CONAQ.
O projeto é resultado de oficinas regionais realizadas com lideranças quilombolas de diferentes regiões do país e propõe a construção de um Plano Emergencial de Proteção e Autocuidado de Mulheres Quilombolas, elaborado a partir da escuta e da escrita coletiva.
A iniciativa destaca a necessidade de mecanismos de proteção mais humanizados, que considerem não apenas a segurança física, mas também a saúde emocional e espiritual das defensoras de direitos.
O documentário Cafuné será lançado oficialmente em breve, e a publicação tem previsão de lançamento durante o III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas da CONAQ.
O Planejamento Estratégico das Mulheres da CONAQ reúne lideranças quilombolas de diversos estados do país com o objetivo de avaliar ações, fortalecer a organização nacional e construir estratégias para 2026, tendo como foco a formação política, o fortalecimento organizativo e a incidência sobre as pautas climática e de gênero. A agenda segue até o dia 30 de janeiro, em Brasília (DF).
Apoio
A semana de Planejamento das Mulheres da CONAQ conta com apoio da COSPE, Negra Anastácia, Fundo Casa Socioambiental, Fundo Ibirapitanga, Thousand Currents, WWF, Cooperación Española, Grassroots International e Bem-Te-Vi Diversidade.
Texto por Texto por Geíne Medrado/Comunicação CONAQ - COEQTO, publicado às 09:44:33
Categoria: Mulheres Quilombolas