Notícias

11 de junho de 2026

COMUNICADO À IMPRENSA

Cancelamento de Coletiva de Imprensa e Orientações para Cobertura Presidencial no III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas.

Prezados(as) jornalistas e profissionais de comunicação,

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) informa que a Coletiva de Imprensa, inicialmente programada para esta quinta-feira (11/06), às 15h, durante o Quitungo Literatura “Fátima Barros”, foi cancelada.

A alteração na agenda decorre da confirmação da presença do Excelentíssimo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de sua comitiva oficial no III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas. Na ocasião, haverá um ato solene de extrema relevância para o movimento, com a assinatura de decretos de titulação de novos territórios quilombolas e a entrega de títulos a beneficiárias.

Orientamos que os profissionais de imprensa interessados em cobrir a agenda presidencial e as atividades do Encontro sigam estritamente as diretrizes de segurança e logística estabelecidas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O credenciamento de imprensa é obrigatório e deve ser realizado previamente. Para solicitar o seu credenciamento diário ou obter mais informações, acesse o sistema oficial do Palácio do Planalto através do link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2026/06/presidente-lula-participa-da-assinatura-de-decretos-de-titulacao-de-territorios-quilombolas-e-entrega-de-titulos-a-beneficiarias 

Informações importantes para a cobertura da agenda presidencial:

Horário do evento com o Presidente: 18h30.

Presenças confirmadas: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; primeira-dama, Janja Lula da Silva; ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros; ministra da Cultura, Margareth Menezes; e ministra do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli.

Retirada de credenciais: No local do evento, das 17h às 18h. (Também será aceita a credencial anual válida do Palácio do Planalto).

Logística de Transporte: Profissionais de imprensa credenciados serão conduzidos até o local do evento em transporte oficial, com partida programada para às 16h, saindo do Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto, em Brasília. Ao término da agenda, o mesmo transporte fará o retorno ao Palácio.

Serviço do Evento:

Data: Quinta-feira, 11 de junho de 2026.

Local: Espaço Divino Paraíso (Via Tamanduá, próximo à Embrapa Hortaliças – Gama/DF).

Agradecemos a compreensão de todos e permanecemos à disposição para demais informações sobre as resoluções e o andamento do III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da CONAQ

Fone/ Whats: 

55 (92) 99448-8279 Priscilla Peixoto

55 (77) 99135-5942 Nathália Purificação

55 (61) 99968-0963 Leonor Costa