Notícias

20 de setembro de 2025

5ª CONAPIR reúne povos e comunidades tradicionais em Brasília para reafirmar a igualdade racial como política de Estado

Encontro nacional fortalece vozes coletivas na defesa de direitos e na construção de um futuro mais justo

Entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), foi palco da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). O evento reuniu quilombolas, indígenas, povos de terreiro, ciganos, delegados de diversos estados, autoridades públicas e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil, consolidando-se como um marco na construção de políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade.

Abertura oficial

No dia 15, a conferência foi aberta em uma cerimônia solene com a presença do Presidente da República, que destacou a importância da CONAPIR como espaço de diálogo, mobilização e construção coletiva de políticas de igualdade racial. Delegados e delegadas quilombolas e de outros povos tradicionais marcaram presença, reforçando o caráter plural e democrático da conferência.

2º dia: Regimento e Grupos de Trabalho

O segundo dia, 16 de setembro, foi marcado pela aprovação do Regimento Interno e pela realização de nove Grupos de Trabalho simultâneos, onde os participantes aprofundaram debates sobre diferentes eixos temáticos. Também houve reuniões internas entre quilombolas, fortalecendo a articulação política do movimento.

3º dia: Plenárias de Eixos

Em 17 de setembro, ocorreram as Plenárias de Eixos, com três plenárias simultâneas que reuniram quilombolas e lideranças de diversos segmentos. Houve ainda uma reunião entre os coordenadores da CONAQ e representantes quilombolas de diferentes regiões, tratando sobre a garantia de direitos para os territórios quilombolas.

4º dia: Homenagens e Moções

O penúltimo dia, 18 de setembro, foi marcado pela leitura e aclamação de propostas e moções submetidas durante a conferência. Em um momento de grande emoção, foi realizada uma homenagem ao Quilombo Boa Vista (PA), pelos seus 30 anos de titulação coletiva, um marco histórico na luta pela terra e pelos direitos quilombolas.

5º dia: Encerramento e Manifesto Sankofa

O encerramento, em 19 de setembro, contou com o Painel de Balanço da 5ª CONAPIR, onde foram apresentados os números e resultados gerais da conferência, além do lançamento do Mais COMPIR/SENAPIR – MIR.

Na Mesa de Encerramento, houve a leitura e aclamação do “Manifesto Sankofa: retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”, documento final da conferência que reafirma o compromisso histórico da luta antirracista. Também foi entregue o Caderno de Respostas, apresentado pelo ministro Márcio Macêdo.

Paralelamente, a CONAQ realizou um momento interno com a Fundação Cultural Palmares, reunindo quilombolas presentes para tratar de pautas estratégicas. Encerrando a conferência, a ministra Anielle Franco fez uma menção especial aos 8 anos do assassinato de Binho, reforçando a importância da memória como instrumento de resistência.

Um marco histórico

A 5ª CONAPIR se encerrou como um marco na construção da igualdade racial como política de Estado, reafirmando o protagonismo do povo negro e quilombola, e deixando registrado no Manifesto Sankofa o chamado para resgatar as raízes, fortalecer o presente e seguir construindo o futuro.