Entre os dias 22 a 24 de outubro, em Brasília, aconteceu a Oficina para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos Quilombolas, onde 23 lideranças de vários estados do Brasil, abordaram temas urgentes, necessários e de extrema importância relacionados à na luta quilombola, garantia de direitos, estratégias de proteção por territórios e lideranças, cultura, fortalecimento, aprendizado, identidade, educação quilombola, entre outros. O atual (des) governo, também fez parte das discursões, já que esse, é um dos principais ameaçadores do povo quilombola não atualidade.

O encontro marcou a retomada dos encontros presenciais da Conaq. Foram mais de dois anos que as reuniões aconteciam apenas virtualmente. Agora, após o fortalecimento que todos receberam, a continuidade dos trabalhos seguirão a todo vapor, para que assim, os processos e conquistas e enfrentamentos estejam sempre pautados em prol dos companheiros e companheiras de todos os territórios.

A oficina foi uma continuidade do Projeto Fortalecimento Institucional e Coletivo da Conaq, que tem como apoiadores o Instituto Clima e Sociedade (ICS).

#Conaq ##Quilombolas #DefensoresDeDireitosHumanos #Territórios

Fotos e texto: Mayara Abreu

Share This