09 jun

SEGUNDA NOTA DE ESCLARECIMENTO – INVASÕES TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO SAPÊ DO NORTE

Mais uma vez, as Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte se veem  em situação de risco extremo e até extinção do modo de vida tradicional  de seus quilombos com a chegada em massa de invasores no Sapê do  Norte acerca de 01 ano, invasões potencializadas com o asfaltamento da  ES010 – Itaúnas à Conceição da Barra. 

As Comunidades gritaram por SOCORRO, acionaram o Ministério Público  Federal, Secretaria de Direitos Humanos, deputados estaduais, Defensoria  Pública Federal e Estadual, Polícia Federal e tantos outros entes para  evitar que seus territórios fossem invadidos em uma política de governo  de grilagem de terras. 

NADA ADIANTOU! 

A cada dia que passa, mais e mais pessoas sem nenhuma história de luta e  ancestralidade estão invadindo os territórios acreditando que o poder  público lhes entregará uma escritura definitiva da propriedade. 

Desde 1988, o Estado Brasileiro se comprometeu com os descendentes do  povo sequestrado de sua pátria mãe que lhes entregaria o título de  propriedade dos seus territórios quilombolas. 

Já se passaram mais de 30 anos e foram pouquíssimas as Comunidades  Quilombolas Tituladas no Brasil. 

No Sapê do Norte mesmo, são 32 Comunidades localizadas no Município  de São Mateus e Conceição da Barra e nenhuma foi titulada até o  presente momento!

Como então, quem chegou sabe-se lá de onde e com qual intenção  

receberá uma escritura definitiva de propriedade?! 

Estamos vendo a legitimação da grilagem com as medidas que vêm sendo  tomadas pelo governo federal! 

Ninguém vai fazer nada!?  

Onde está a representação legislativa e executiva do povo  negro/quilombola?! 

Onde estão os órgãos do Poder Judiciário? 

Onde está o cumprimento da Constituição Federal? 

Onde está o poder de polícia que usa a justificativa da manutenção da  ordem pública para nos exterminar? 

Mortos, adormecidos, suspensos até que uma tragédia ocorra? Quem serão as vítimas, quem serão os vilões, QUEM SERÁ O HEROI? 

Não deixaremos que passe impune os que violam os nossos direitos  conquistados, continuaremos denunciando, continuaremos trabalhando  em nossa terra, continuaremos lutando pelo nosso território,  continuaremos AQUI! 

Somos heróis da resistência pela vida, pela memória viva do povo que  construiu esta nação!  

A reparação deve vir com a titulação, é isso que o Brasil nos deve! 

Somos parte dele, somos os agricultores(as) que leva comida para a mesa de muitas brasileiras e brasileiros, somos os trabalhadores que constroem casas, templos e edifícios comerciais, somos os trabalhadores que estão  na indústria, no comércio, no setor de serviços, somos professores,  médicos, advogados, cientistas, investidores de bolsa de valores, somos  quem quisermos SER, mas acima de tudo, somos quilombolas e

preservamos nossa relação com o nosso território que é sagrado e não  

permitiremos que mais uma vez nosso povo seja enganados, assinando documentações através de procurações e dando a advogado ou qualquer um que não nos representa, sem ao menos saber onde estará sendo  utilizado essas assinaturas, não defendemos invasores em nossos  território , não aceitamos quer usem os nossos instrumento jurídico para  serem mantidos no que não lhes pertence !  

PAREM DE INVADIR NOSSOS TERRITÓRIOS! 

PAREM DE SE APROPRIAR DE UMA LUTA QUE NÃO É DE VOCÊS! NOS RESPEITEM! 

Resistimos e continuaremos resistindo por muitas e muitas gerações, pois  nós pertencemos à terra, ao território e trazemos conosco a força dos  nossos antepassados e a esperança dos nossos descendentes!  

Assinam esse manifesto! 

Associação da comunidade de Linharinho- ACQL 

Coordenação Estadual das comunidades quilombolas – Zacimba Gaba 

Associações Quilombolas das comunidades certificadas de todo o  território Sape Norte. 

Comissão Quilombola do Sapê do Norte 

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas- CONAQ

 

Share This