13 dez

Quilombolas da CONAQ recebem representantes de Comunidades Negras Rurais da Colômbia para Intercâmbio

Entre os dias 12 a 15 de dezembro a CONAQ estará recebendo companheiros representantes dos povos palenqueros, ou seja, provenientes de Comunidades Negras Rurais Colombianas.

Em um projeto inovador de intercâmbio entre os afrodescendentes do Brasil e da Colombia, a CONAQ recebe agora os companheiros colombianos para uma imersão de uma semana. Em novembro deste ano, os quilombolas Brasileiros já estiveram na Colômbia conhecendo a história dos palenqueros e suas formas de organização, principalmente a organização que os representa nacionalmente, o PCN-Processo de Comunidades Negras e a ACONC- Asociación de Consejeros Conmunitarios del Norte del Cauca.

Este projeto é uma parceria entre os comunidades negras rurais do Brasil, representadas pela CONAQ em comunhão com as comunidades negras rurais da Colombia, representadas pelo PCN. A iniciativa ainda conta com o apoio da organização RRI-Rights and Resources Initiative, que trabalha com temas voltados para a promoção dos direitos humanos.

Até o momento os participantes tiveram a oportunidade de trocar muitas experiências em relação às políticas de titulação coletiva de seus territórios , projetos de recenseamento pelo Estado, além de iniciativas de mapeamentos  e gestão territorial e ambiental de seus territórios.

Os próximos dias serão de visita coletiva ao Território Quilombola Kalunga, em Goiás, um dos maiores territórios quilombolas do Brasil, onde os companheiros da colômbia estarão por dois dias.

Abaixo algumas fotos da programação do dia 13 de dezembro:

 

*Matéria e fotografias Ana Carolina Fernandes, Assessora de Comunicação Conaq

Share This