20 ago

Líder Comunitária e Religiosa Quilombola, Dona Zefa da Guia ganha título de cidadã Sergipense

Na última quinta feira, dia 16 de agosto, dona Zefa da Guia, como é conhecida a senhora Josefa Maria da Silva Santos, ganhou aos seus 74 anos um reconhecimento público pelo seu trabalho de uma vida de dedicação à saúde do povo quilombola, através de seus trabalhos com as ervas; à vida da mulher, por meio de seu ofício de parteira, e aos direitos do povo quilombola, através de sua incansável luta no movimento social e no trabalho comunitário.

Dona Zefa se mostrou contente com o prêmio, mas revelou se entristecer com a falta de oportunidades de trabalho para o povo quilombola.

““Eu ajudo a todos que me procuram, pois quero ver todos bem. Quero ver nos todos com suas casas, em suas terras e  sarados de suas dores. Rezo por todos, faço remédios, ponho filhos no mundo e até hoje mesmo, já deixei um filho nascido. Só lamento ainda pela falta do trabalho, pois é o que mais nos falta no nosso quilombo. ” Dona Zefa da Guia.

A CONAQ parabeniza o reconhecimento alcançado por Zefa da Guia e agradece a imensa contribuição para a luta.

Para saber mais sobre a biografia de Dona Zefa da Guia acesse o seguinte endereço:

http://istoesergipe.blogspot.com/2016/02/zefa-da-guia.html 

 

*Texto original da CONAQ, Assessoria de Comunicação. As informações sobre o prêmio e a biografia de Zefa da Guia foram retiradas dos sites “FAXAJU-A notícia agora” – matéria publicada em 16 de agosto de 2018 e IstoéSergipe, publicada em 15 de fevereiro de 2016.

Share This