Denúncia do Quilombo de Bacabal em Salvaterra/PA

Os remanescentes quilombolas em Bacabal estão indignados com a forma como estão sendo tratados pelas autoridades e por fazendeiros da região.
Reclama que estão tendo seus direitos diminuidos por ações de interesse particular, e citam a pecuarista Eva Abufaiad, considerada proprietária de uma área de terras nas proximidades da comunidade.
Uma postagem no Facebook de uma das lideranças de Bacabal, ele se expressa assim:
“Amanhã dia 30 de Março, os moradores da comunidade quilombola de Bacabal- Salvaterra Marajó, estarão sendo ouvidos pelo delegado da Depol de Salvaterra. O motivo é a invasão diariamente de gado da fazenda São Macário da, que se diz proprietária,” Dra Eva Maria Daher Abufaiad, onde a mesma alega que os moradores da comunidade acima citada cortam o arame da cerca. Na verdade essa cerca foi construída a mais de 50 anos pelo fazendeiro Joaquim Nunes, que roubou uma certa quantia de terras  dos moradores daquela época. Essa mesma cerca, ha 30 anos que não é feita a manutenção devida, e tanto os esteios quantos os arames, já estão na maioria deles podres e enferrujados. Portanto, esta cerca não presta mais .
O agravante de tudo isso, é que essa área já foi decretada como área de interesse social pelo Governo Federal, no dia 22 de Junho de 2015. Sem falar que no RTID, que o INCRA fez, não foi encontrado registro de terras no nome desta fazendeira e nem de outros proprietários. Isso que dizer que ela nunca foi proprietária dessa área de terras. Então ela é mais uma grileira de terras aqui no Marajó.
Neste sentido pedimos que as autoridades possam nos ajudar tomando as devidas providências, haja vista que já estamos tendo nossos direitos violado e vamos entrar com  pedido  de reparação  por parte Governo Brasileiro.”

Share This