16 jul

CONGRESSO AGORA TEM A FRENTE QUILOMBOLA

CONGRESSO AGORA TEM A FRENTE QUILOMBOLA

Agora o Congresso Nacional tem a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Quilombolas. O colegiado é formado pelos parlamentares Bira do Pindaré (PSB/MA), presidente da Frente; Camilo Capiberibe (PSB/AP); Valmir Assunção (PT/BA); Gervásio Maia (PSB/PB); Túlio Gadelha (PDT/PE); Sâmia Bomfim (PSOL/SP); Talíria Petrone (PSOL/RJ); Edmilson Rodrigues (PSOL/PA); Vilson da Fetaemg (PSB/MG) e Márcio Jerry (PcdoB/MA).

O objetivo é promover debates, além de acompanhar e apoiar políticas, ações e projetos que permitam a defesa dos interesses das comunidades quilombolas no país. A pauta principal é a titulação dos territórios. Estive por lá fazendo a cobertura pelo ISA, confira como foi no vídeo abaixo.

 

ISA

@socioambiental

“Tem bancada do boi, tem bancada da bala, agora tem bancada quilombola”, comemora o deputado federal @BiradoPindare. Já era hora de uma frente em defesa dos direitos quilombolas dentro do Congresso. Viva! 🙌🏾 Confira: http://isa.to/2kfdCM3 

See ISA’s other Tweets
 Também na semana passada aconteceu na Conaq um encontro das mulheres negras e quilombolas. Na ocasião, as mães de Binho do Quilombo e Marielle Franco se encontraram pela primeira vez para contar a história de seus filhos. Binho e Marielle foram assassinados por serem negros e lutarem por um mundo melhor.

Veja a matéria completa sobre esse encontro aqui.

*Matéria original publicada no site Regra dos Terços, jornalista: Erick Mota