06 abr

Boletim Covid-19: vacina já começou a chegar aos territórios, mas, número de óbitos assusta

A luta para conter o vírus: a imunização não anula o uso de máscaras e álcool em gel

Por Jéssica Albuquerque

O avanço da vacinação nas comunidades quilombolas aumentou a expectativa dentro e fora dos territórios, na luta para conter e prevenir a Covid-19. Apesar da imunização, há diversos quilombos em que não houve a aplicação em massa, por fatores de idade com exigência de ter 18 anos completos, assinatura do termo de responsabilidade do menor, ou insuficiência na quantidade de doses destinadas aos territórios, fator este recorrente na maioria dos quilombos.

“Nós estamos assim, não temos vacinas para todo mundo porque lá no Ministério, a demanda não corresponde com o número de quilombolas que há de fato no país”, afirma Sandra Braga, ratificando a importância do monitoramento em relação à vacinação nos territórios.

A Conaq agora discute a importância da imunização também daqueles que têm contato direto com os quilombos, apesar das autoridades seguirem um plano de imunização no qual os grupos prioritários são os primeiros a receberem as doses, vê-se necessário reiterar tal situação, visando evitar possíveis surtos dentro das comunidades, diante do alto nível de vulnerabilidade a que estão expostas.

Porém, apesar da vacinação Jenipaúba (PA), ainda sofre com os casos de Covid-19 ainda em aumento no território, reforçando a conscientização do uso de máscaras e álcool em gel, uma vez que, estes atrelados à vacina visam combater o vírus, papel que os mesmos não exercem de maneira eficaz, se cumpridos separadamente.

Todavia, tal benefício ainda não chegou a todos os quilombolas, como é o caso da Comunidade Quilombola de Rasa no RJ, que está aguardando as doses da vacina. Em outros casos, alguns quilombolas ainda esperam serem vacinados devido o repasse destinado a eles não ser suficiente para atender a todos.

Com a população quilombola a partir dos 60 anos já imunizada com a primeira dose, o Amapá agora pretende iniciar a vacinação dos que se encaixam na faixa etária de 18 anos acima.

 

Share This